Uma família abençoada pelo talento da arte!
Dona Ilara Luz Machado foi professora e pintora ilustre, famosa internacionalmente pela sua arte encantadora, trabalhou em escolas, muito conhecida por ter dado aulas na E.E. Joaquim Ribeiro e, recebeu inúmeros alunos de Rio Claro e toda região em seu Casarão conhecidíssimo na avenida 1 com as ruas 10 e 11 (que foi vendido e hoje abriga o Hotel Class).
Foi Diretora do Museu Histórico Pedagógico Amador Bueno da Veiga por 20 anos, trabalhou na Pinacoteca Pimentel Junior ( Casarão da Cultura) e em seu ateliê por 65 anos.
Tivemos o privilégio de entrevistar Dona Ilara e seu filho único Vitorino Machado Jr., conhecido entre os amigos como Vitú, que possuia uma grande aptidão para os instrumentos musicais desde adolescente, e era muito gentil, infelizmente o Vitú faleceu no dia 15 de abril de 2014. O irmão da Dona Ilara também um exímio pintor, era o Professor Dennizard França Machado (falecido) que ministrava aulas também na esquina do Casarão, deixou muitas obras, muitos admiradores e hoje é patrono da Escola Municipal “Dennizard França Machado” em Batovi – Distrito de Rio Claro.
O marido da Dona Ilara era professor de Matemática muito querido em nossa cidade, Professor Victorino Machado (1912-1981), um apaixonado pela família, pela Matemática e pelos cavalos. Completou 40 anos de magistério nas escolas: E.E. Joaquim Ribeiro, no Ginásio Koelle e na Escola Técnica do Comércio Arthur Bilac. É patrono de Escola Municipal em Rio Claro e patrono do Clube dos Cavaleiro de Rio Claro.
A bandeira de Rio Claro foi criação da Dona Ilara Machado.
Dona Ilara era uma retratista impecável, mas desenvolveu diferentes técnicas como: giz pastel, carvão e escultura. Tinha preferência pelo estilo ACADÊMICO, mas passeava e ousava no IMPRESSIONISMO. Seu artista preferido era o pintor holandês Rembrandt (1606-1669) do Barroco, ela dizia que era uma obra em movimento, que de um fundo escuro surgia uma imagem linda! Admirava também os italianos Rafael Sanzio e Leonardo da Vinci.
Temos hoje muitos alunos que seguem os ensinamentos da Dona Ilara e são importantes artistas plásticos em nossa cidade como: Sandra Negrão, Ronaldo Ciribelli, Marcel Ohlmeyer, Sulamita Deiusti e Linaura Pedrosa.
Essa pesquisa foi elaborada através de entrevistas (2006, 2008 e 2011) e fundamentada em artigos do Arquivo Público Municipal de Rio Claro e da Agenda de 2010 que o filho Vitú acompanhou e ajudou a elaborar sobre a sua família.
Em entrevista Dona Ilara respondeu algumas perguntas:
Qual a sua maior alegria? O meu filho (único) Vitorino e meu marido.
Qual a sua inspiração? Jesus. (Dona Ilara pintou muitos quadros de Jesus!)
Cachorro: Fuego (Boxer de estimação da Dona Ilara que, quando seu cachorro faleceu, ela sempre arrumava um outro filhote o mais parecido possível com o primeiro Fuego, e ela dava o mesmo nome ao filhote para eternizar a mesma imagem e amizade)
E o amor? O marido era muito carinhoso e sempre deixava bilhetes e comprava flores. Seu bilhete “beijos infinitos” era uma marca sua inspirada na simbologia da matemática.
O que é Deus? É aquele sentimento bom que a gente sente no coração quando faz algo certo, gentil para o próximo.
Estamos sós no universo? Creio que não! Se estivermos sós, isso deve ser um terrível desperdício de espaço, não é?
Existem materiais de pesquisa interessantíssimos no Arquivo Público Municipal para serem explorados por pessoas que se interessam pela nossa gente!
Autora: Fabiola Deiusti Custódio
gostei muito do seu site e do conteúdo. vou acompanhar toda semana as atualizações
Agradecemos a sua visita! Estamos trabalhando muito para termos mais informações sobre a nossa Rio Claro!