ORQUESTRA SINFÔNICA DE RIO CLARO
Endereço: Rua 1B (entre Av. 2 e 4A), nº. 415 – Cidade Nova (antiga Guarda Municipal)
Telefone: (19) 3532-1701
E-mail: contato@sinfonicarioclaro.com.br
Histórico: Dirigida por Felipe Faglioni a Orquestra Sinfônica de Rio Claro foi fundada em 1983, sob a direção de Pedro Cameron. Durante estes mais de 25 anos tem prestado valioso serviço à nossa cidade, tanto pela realização artística promovida pelos concertos da temporada, quanto pelo incansável trabalho pedagógico realizado pela Escola de Música “Fábio Marasca”. O fruto desse trabalho pode ser aferido pela grande quantidade de músicos que, tendo aqui iniciado sua formação, partem para integrar orquestras em todo o Brasil e inclusive no exterior. Contando com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a realização dos concertos que compõem a temporada anual da Sinfônica contribui para sedimentar a já conhecida tradição musical de Rio Claro.
Secretaria:Segunda a sexta das 9:00 às 11:00 – 13:30 às 16:30h
Sábados das 9:00 às 11:00h”
PROJETO CORDAS” DA ORQUESTRA SINFÔNICA MINISTRA AULAS GRATUITAS PARA JOVENS – Instrumentos de corda para orquestra Violino, Viola Clássica, Violoncelo, Contrabaixo, Acústico.
Pré-requisitos:Ter entre 12 e 20 anos As aulas serão no período da tarde.
Não é necessário conhecimento musical Não é necessário ter instrumento
Duração do curso: 2 vezes por semana, 2 anos (1 nível por semestre)
Método coletivo
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:2 fotos 3×4
PAGAMENTO: As aulas são gratuitas
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE RIO CLARO
Telefone: 3534-3464
Histórico: A Orquestra Filarmônica de Rio Claro surgiu, em 1995, como forma de colocação em prática de um projeto de orquestra que viesse a valorizar o estudante de música e a troca de experiências com o maior número possível de professores e maestros do cenário nacional e internacional. Com boa parte de seus integrantes sendo natural de Rio Claro, conta hoje com colaboradores de outras cidades interioranas próximas, o que lhe dá conotação de uma orquestra regional. Vem conquistando espaço, respeito e admiração por parte do grande público e, paulatinamente, vem recebendo ajuda financeira daqueles que acreditam no investimento em projetos culturais como forma de resgate e preservação da cultura brasileira.
Logicamente que isso decorre do trabalho sério desenvolvido pela Filarmônica dentro de seu meio de atuação, especialmente as dezenas de concertos realizados anualmente, sob várias formações, além da gravação de dois CDs, um contendo músicas populares brasileiras arranjadas para Orquestra e outro com músicas do compositor rioclarense Odival Luciano Barbosa Filho, tudo isso sendo reforçado pela insistente busca de popularização de seu trabalho diante de toda a comunidade local.
Mais do que os concertos oficiais em Teatros e Igrejas, nos quais a Filarmônica exibe-se formalmente composta de dezenas de integrantes, são quase que semanais as aparições de grupos menores da Orquestra em eventos sociais, culturais, científicos e beneficentes, o que acaba por engrandecê-los sobremaneira. Some-se a isso os festivais de música de câmara e os diversos recitais promovidos pela Filarmônica, o que deixa transparecer a finalidade maior da entidade, qual seja, a de promover a música, seja popular ou erudita, entre as diversas camadas da sociedade.
De grande relevância é o trabalho educacional promovido pela Filarmônica, por meio de seus músicos que ministram aulas em escolas públicas e entidades espalhadas por Rio Claro, tais como a Guarda Mirim, o Colégio Estadual Chanceller Raul Fernandes, o Centro Social do Jardim Guanabara, a Escola Agrícola de Ajapi e Escola Municipal de educação infantil Maria Marroti, onde se ensina violino, flauta doce e violão a dezenas de crianças, adolescentes e também familiares.
Não há regentes ou maestros fixos, havendo sistema de rodízio de profissionais da área. Outro destaque para a Filarmônica são as inúmeras oportunidades proporcionadas a instrumentistas que procuram orquestras para apresentarem-se como solistas. Na Filarmônica encontram a chance de exporem seus trabalhos ao grande público e tornarem-se conhecidos dos regentes convidados a cada temporada. Entidade de utilidade pública municipal, a Filarmônica é mantida por subvenção pública da Prefeitura Municipal de Rio Claro e contribuições mensais de associados, além de patrocinadores esporádicos.