Bairro Santana

0
1276

A Noroeste do bairro Santa Cruz, havia o bairro da Jacutinga. Os moradores, na sua grande maioria, residiam em sítios, distantes dos benefícios do centro urbano. Eram pequenos agricultores, de origem humilde, geralmente pertencentes a famílias italianas, cuja tradição era a religião católica. Portanto, para eles, era importante morar próximo a uma igreja, a fim de poderem se desobrigar dos preceitos religiosos, assim como próximo de um mercado, onde pudessem efetuar as suas compras e vender o produto de suas colheitas. No entanto, os altos preços dos lotes do bairro Santa Cruz impediam a aquisição por parte dessas famílias, que optaram por comprar lotes mais baratos, localizados no entorno do bairro Santa Cruz. Esses lotes não tinham água encanada nem luz elétrica, sendo cercados apenas por um denso matagal.

O interesse despertado impulsionou o povoamento do bairro Santana, ou “Alto do Santana”, como era chamado pelos seus moradores, por volta de 1939. Em 1940, foi fundado no bairro o Hospital Santana, ex-Hospital Evangélico, atual Hospital UNIMED. Sua fundação alavancou o desenvolvimento do bairro.

Com o passar dos anos, a população do “Alto do Santana” aumentou. Também cresceu a necessidade da construção de uma igreja. Em 1953, começou a ser construída a Capela de Santana num terreno comprado pelo sr. Hofling, com doações feitas pelos fiéis. Sua construção foi realizada por voluntários.

A nova capela trouxe ao bairro um maior adensamento populacional, porém, o impulso maior de seu desenvolvimento foi dado em 1957, com a criação e instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atual UNESP. Com a criação da faculdade, fez-se necessária a abertura da Rua Samambaia, na confluência com a Rua 9, fato que contribuiu para a prosperidade do bairro. Assim, o bairro Santana abria as suas portas para a cidade, saindo de seu parcial isolamento.

Carolina Doranti
Georgia Laubstein
Rafaela Locati
Renata Segalla
Vanessa Toledo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui