Bandeira de Rio Claro

0
2281

Foi oficializada pela lei 1201 de 27 de maio de 1971.

Criação de Ilara Luz Machado

A bandeira Rioclarense tem forma retangular seguindo esteticamente as proporções da Bandeira Brasileira, isto é de 14x20m (m=módulo).

O Campo Retangular azul:
Reflete a sensibilidade do seu povo, coeso e digno que ama a sua terra através do cognome que lhe dera o poeta Arthur Bilac que adotara e amara Rio Claro como se fosse seu berço, “Cidade Azul dos sonhos ilibados onde os nossos ancestrais plantaram suas sementes que frutificaram em nós.

Ver Bandeira de Rio Claro ampliada

O Losango Branco:
Representa o espírito de paz que reina na conduta do seu povo, espírito consciente de que somos uma célula viva, reflexo e causa do equilíbrio na contextura nacional. No trabalho desse povo, trabalho fecundo e harmônico, oriundo de todos os pontos da região, solidifica-se um só propósito de evolução e felicidade, uma felicidade organizada, uma felicidade consciente, sólida e duradoura. O losango significa ainda, pela sua forma a integração de Rio Claro na harmonia nacional.

O Brasão:
É a presença de nossos antepassados, o respeito ao seu valor, o respeito a tradição. A tradição de um povo é que constrói a sua história; é responsável pela tradição dos valores espirituais, de geração em geração. Rio Claro de hoje está sobre o alicerce de sua tradição, como um troféu sob um pedestal, ou como uma árvore cuja copa constituímos, cujo tronco são nossos ancestrais, cuja semente germinou do trabalho dos lavradores Antonio Paes de Barros, Manoel Paes de Arruda e Capitão Francisco da Costa Alves.

O Brasão Rioclarense:
Significa a presença de nossa responsabilidade, no sentido de continuar esta terra independente, senhora de seu destino e de seu progresso.

Rio Claro, abril de 1971.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui