Visite Rio Claro

Entrevista: Claudio Di Mauro

Nome: Cláudio Antonio de Mauro
Data de Nascimento: 12/março/1948
Altura: 1,71 m
Signo: Peixes
Cidade Natal: Lins (SP)
Profissão: Geógrafo
Nome do Pai: Francisco de Mauro (saudoso)
Nome da Mãe: Leonor Antonia Martins Oliveira de Mauro
Estado civil: Casado com Cláudia Jesus de Mauro

Empresa onde trabalha:
Resposta:- Sou Consultor da UNESCO para a Agência Nacional de Águas (ANA)

Escolaridade:
Resposta:- Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade “Auxilium” de Filosofia Ciências e Letras de Lins (FAL)
Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP)

Fale sobre sua carreira profissional:
Resposta:-A Geografia é uma ciência que abre muitas possibilidades de trabalho em áreas do Planejamento Municipal, Planejamento Regional, em áreas ambientais, entre tantos campos. É fascinante e oferece uma formação voltada para a cidadania e amor pela vida.

O que você queria ser quando era criança ?
Resposta:- Queria ser feliz, ser útil para as pessoas, ajudar a transformar as relações sociais nos lugares e no mundo. Penso que foi correta a escolha da Geografia como instrumento de formação e de trabalho.

Quais os seus ídolos profissionais?
Resposta:- Na Geomorfologia, cheguei ao mestrado pelas mãos do Professor Aziz Nacib Ab’Sáber. Enxergar a Geografia de uma maneira mais ampla, aprendi com o Professor Milton Santos. Pratiquei a profissão de Geógrafo com meus colegas do Projeto RADAMBRASIL, da USP e da UNESP de Rio Claro. Mas, devo muito de minha formação aos meus professores de Lins.

Quais os seus ídolos pessoais?
Resposta:- Jesus Cristo é aquele que escolhi para seguir os exemplos, nos limites de minhas fragilidades humanas.

Qual é a prioridade da sua vida?
Resposta:- Viver com dignidade, com humildade, por amor ao próximo e com auto estima.

Frase que mais gosta:
Resposta:- “Nada melhor do que um dia após o outro, com uma noite no meio”.

Pessoas que marcaram a sua escolha profissional?
Resposta:- Meus Professores do Ensino Ginasial e do Ensino Médio, com ajuda de meus pais.

Você acredita que o Brasil é o país do futuro?
Resposta:- O Brasil é País do presente. É um País riquíssimo, com injusta distribuição de riqueza e enorme concentração da posse das terras. Sempre, no presente estaremos construindo o futuro. Da mesma forma que no passado construímos o presente. Faço minha parte para que no País haja justiça social e distribuição das riquezas. Não haverá paz e segurança se as pessoas não forem respeitadas em seus direitos fundamentais.

Se você não fosse o que é hoje, o que seria?
Resposta:- Independente do que fizesse, seria com o mesmo esforço e com a mesma determinação que dedico a tudo em minha vida. A escolha da profissão é importante, mas poderemos ser felizes em tudo o que fizermos, se trabalharmos com prazer e satisfação. Em minha juventude, não imaginei que poderia ser Prefeito de Rio Claro. Exerci dois mandatos seguidos e o fiz com muito amor e alegria, avalio que fui bem sucedido.

Você acha que a família influencia na escolha profissional?
Resposta:-Sim, minha família não poderia me manter em uma faculdade fora de Lins. Tive que trabalhar para fazer curso superior. Para isso precisava morar com meus pais. Eles me ajudaram a escolher o que era possível fazer, de acordo com minha realidade social.

Maior alegria da vida?
Resposta:-Foram os dias em que nasceram meus 3 filhos (Leonardo, Daniele e Luciano). E mais recentemente, meus dois netinhos (Larissa e Gabriel).

Filosofia de vida:
Resposta:- Precisamos ter serenidade e tolerância, pois só com amor se constrói o bem comum. O nosso aprendizado do amor precisa começar em nós mesmos. Quem não sabe se amar, não saberá amar os outros. Por isso, não é possível aceitar a “quebra” de nossos princípios. Devemos fortalecer nossas ações na boa ética que eleva a auto estima.

Conte se viveu experiências com pessoas difíceis, aconteceu algum caso que marcou?
Resposta:- Precisei providenciar a prisão de um vereador que tentou me subornar. Isso foi muito doloroso.

O que você acha da educação das pessoas hoje em dia?
Resposta:- Depende dos ângulos que se enfoca um mesmo fato. Atualmente as oportunidades são muito maiores e melhores. Em Rio Claro, por exemplo não há criança em idade escolar obrigatória (de 7 a 14 anos) que não tenha vaga em Escola. Infelizmente, em minha avaliação as Escolas Estaduais estão semi-abandonadas pelo Governo do Estado. Elas só possuem qualidade, tendo em vista a dedicação do pessoal da educação. Claro, isso prejudica demais a formação e a educação dos alunos.
A mentalidade individualista, imediatista e violenta reproduzida por setores majoritários da mídia e da imprensa, está criando a cultura do “homo videos”, como denomina Giovanni Sartori. As crianças antes de aprenderem a ler e escrever são formadas pelas mentalidades das babás eletrônicas. Isso não é bom.
As questões relativas a família também são muito importantes. Necessidades impostas pela vida moderna, exigem que os pais trabalhem fora de casa para promover o sustento familiar. Com isso, muitas vezes há uma enorme ausência da família na formação das crianças.

O que você acha fundamental para ser um bom profissional?
Resposta:- Primeiro definir o que você deseja da vida. Onde pretende chegar. Nem sempre alguém que fez curso universitário será um bom profissional. Há pessoas que são excelentes profissionais nas mais diversas áreas, sem cursarem faculdade. Mas, a formação universitária pode ajudar muito a construir um bom projeto de vida, projetar perspectivas, conhecer os limites próprios e se esforçar para ultrapassá-los com criatividade. Esse é o aluno nota dez (10). Nem sempre o melhor aluno da sala, será o melhor profissional.
Se você resolveu ir para a Faculdade, se dedique. Leia muito, experimente e execute tarefas. Procure fazer estágios para aplicar os conhecimentos que está buscando na Faculdade. Determinação e criatividade são indispensáveis.

Cite um lugar preferido para passar as férias?
Resposta:- A Chácara onde vivem meu cunhado Hans, minha irmã Dina e minha mãe Leonor que está com 89 anos.

Do que você tem saudade?
Resposta:- Sempre que posso, me dedico às lembranças dos tempos da infância e daqueles em que vivi na Amazônia, no Nordeste e no Rio de Janeiro. Quando visito esses lugares, procuro sentir os prazeres dos seus cheiros e sabores. Eu amo o Brasil.

Se você pudesse viver em uma década, qual seria? Por quê?
Resposta:- Estou vivendo esta década maravilhosa das transformações do Brasil e do Mundo. Todas as crises (mundiais e locais) são excelentes oportunidades para reconstrução e avanços na vida humana. Estamos vivendo a revolução tecnológica e informacional. Não podemos deixar a Mãe Terra ser destruída. Precisamos dedicar tempo e esforço para preservá-la como um dom Divino.

Cite um país que considera modelo. Por quê?
Resposta:- O Brasil é um País modelo. Tem enormes diversidades natural e cultural. Tem um povo generoso e trabalhador. Vocês já pensaram se o povo brasileiro não fosse trabalhador, em que situação estaríamos ? Este é um País repleto de diversidades, onde judeus e palestinos se encontram e querem paz. Precisamos aprender a respeitar todas as diversidades, étnicas, do gênero, das diferenças sociais. Respeitando as diversidades e garantindo os direitos à igualdade, faremos uma grande revolução nos costumes. Então seremos o melhor País do mundo, na prática. Somos o grande modelo das possibilidades.

Conte um pouco da sua infância, adolescência... como foi, onde foi?
Resposta:- Minhas infância e adolescência, vivi em Lins (SP). Meu pai foi um homem trabalhador e vinculado à política partidária. Foi presidente do PTB quando João Goulart era Presidente da República. Minha mãe depois de ter 5 filhos –teve 7 filhos no total-, voltou a estudar música para ajudar meu pai a sustentar a família. Comecei a trabalhar com 10 anos de idade, para aprender algum ofício. Foi uma vida difícil, mas repleta de amor e carinho. Essa base humanística ofereceu à nossa família uma base de aliança e sustentação. Somos otimistas, acreditamos no futuro, amamos Deus, a natureza, os seres humanos como seres naturais.

O que você gostaria de mudar na sua personalidade?
Resposta:- Estou sempre em processo, em transformação. Nunca estou pronto, encerrado, satisfeito. A satisfação é sempre transitória. Prefiro ser “...uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”. Piaget disse que estamos sempre em “desequilibração”, ou seja, a vida é inesgotável, insaciável... Não existe equilíbrio duradouro, é sempre transição rumo ao novo. Portanto, tudo em minha personalidade está em construção.

O que o motivou para escolher a sua profissão?
Resposta:- A possibilidade de fazer um curso, na cidade onde morava com meus pais. Em outras palavras a situação econômica e financeira de minha família. Era o Curso, entre os que eu gostava que a vida me permitiu fazer.

Você é favor do casamento gay?
Resposta:- Só as pessoas autoritárias não são capazes de respeitar as diversidades. O que o segmento gay deseja é ter uma união estável que lhes permita legalizar seus bens comuns. Há pessoas do mesmo sexo que vivem juntas, compartilham bens adquiridos juntas e querem que isso seja legalizado. Sou da opinião que devemos aprender a respeitar as diversidades. Todos têm direito a viver com dignidade, buscando a felicidade e sua paz interior.

Você é a favor do quê? É contra o quê?
Resposta:- Sou a favor da vida, da paz, da família constituída dentro de princípios democraticos, do respeito à diversidade, do respeito ao direito à igualdade, dos comportamentos humilde e por isso mesmo da manifestação do amor, da alegria, da busca pela felicidade, do respeito à boa ética, da preservação dos componentes da natureza, do combate à corrupção, do respeito aos direitos da pessoa humana, a distribuição da riqueza, do respeito à verdade, do respeito aos pactos internacionais, entre tantas outras coisas;
Sou contra o autoritarismo, contra a violência e o belicísmo, a demagogia, a enganação e a mentira, a falta de compromisso com a justiça social e com a distribuição da riqueza, o desrespeito aos direitos da pessoa, a falta de humildade, à destruição e devastação da natureza, a falta de amor a Deus e a Sua criação, entre tantas outras coisas.

É filiado ou afim de algum partido político? Por quê?
Resposta:- Sou filiado ao Partido Verde (PV). Por todos os motivos que levaram a responder as perguntas anteriores. Sou ambientalista, quero ajudar a construir o bem estar social e tenho compromisso com a verdade. O PV se coloca a serviço da construção da democracia com paz, solidariedade e desenvolvimento da sociedade sustentável.

Qual a sua religião? Por quê?
Resposta:- Sou cristão. Afinal Jesus Cristo é meu principal Ídolo. Quero sempre, olhar para minhas situações na vida e perguntar: como Ele faria ? Peço que Deus me dê forças para segui-lo. Apesar de minhas limitações humanas. Digo sempre: Quem tem obrigação de ser Perfeito é Deus. Eu sou limitado pela minha contingência de ser humano. Posso errar, desde que o faça por causa de minhas limitações, nunca por más intenções.

Se Político – o que fez/faz por Rio Claro durante seu mandato?
Resposta:- Todos, sem exceção somos políticos. Alguns não possuem filiação partidária, mas escolhem optam, portanto fazem política.
Em meus dois mandatos como Prefeito de Rio Claro, ajudei na construção da Nova Democracia (orçamento participativo, conferências da cidade e temáticas; constitui e fortaleci os conselhos municipais, levei meu gabinete para os bairros, promovi a eleição direta dos sub-prefeitos dos distritos, entre outras coisas).
Vejamos apenas algumas obras realizadas em Rio Claro:
Na Educação construí, ampliei e instalei 21 Escolas Municipais. Por isso, passamos de 6 000 alunos que o município tinha quando assumi em 1997, para mais de 17 000 alunos quanto entreguei o governo municipal. Mesmo enfrentando o processo de municipalização que é privatizante dos governos Federal e Estadual, implementamos a nossa rede própria para Educação Infantil e Ensino Fundamental, reduzindo o percentual de pessoas analfabetas, fortalecendo a Educação de Jovens e Adultos;
Na saúde iniciei o processo de implantação do Programa de Saúde da Família (Médico da Família), implantei 20 novos serviços entre eles: Centro de Especialidades de Rio Claro; Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS III), 24 horas; Centro de Especialidades odontológicas (CEO); Núcleo de Atendimento aos Tóxico Dependentes (NAT); Unidade de Saúde em Ajapi; Iniciei a construção da Unidade Avançada (Hospital) do Cervezão, que precisa ser concluída; Reformei inteiramente o Pronto Socorro Integrado (PSMI) localizado na Avenida 15; Reformei inteiramente a Unidade de Saúde do Wenzel; Implantei o atendimento com 246 medicamentos nas Unidades de Saúde, para todos os que procurassem; Implantei a UTI Neo Natal e a UTI adultos na Santa Casa (claro com toda liderança e esforço da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia), entre outras boas coisas;
Na Assistência e Promoção Social: Implantei o Centro Dia do Idoso com lugar para 100 idosos; implantei com o governo Federal o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), atendendo cerca de 700 crianças e adolescentes;ajudei na criação e apoiei 35 grupos de terceira idade, dos quais participam cerca de 2500 idosos; implantei e fiz funcionar os Centros Comunitários do Jardim das Flores, do São Jose, do São Miguel, do Brasilia, do Jardim Guanabara, entre outros. Implantei o Programa de Bombeiros Mirins, com o Corpo de Bombeiros. Implantei a Cooperativa dos Catadores de resíduos que funciona com as pessoas que “garimpavam” no lixo, no aterro sanitário. Ao entregar a administração municipal tínhamos cerca de 4000 pessoas recebendo ajuda financeira com apoio do Governo Federal; Implantamos com a UNESP a Incubadora de Empresas de Alta Tecnologia. Implantei a Incubadora de Agronegócios, no Espaço Livre da Vila Martins.
Implantei o Aterro de lixo industrial com participação do CIESP/FIESP;
Implantei o novo Aterro de lixo de Rio Claro (antes ficava nas proximidades da rodovia Fausto Santomauro (Rio Claro – Piracicaba).
Assinei Programa de Desenvolvimento Econômico com cerca de 210 empresas para ampliar a geração de empregos em Rio Claro, sendo aproximadamente 100 empresas novas que se instalaram na cidade. No período, Rio Claro foi a cidade que mais criou empregos, na Região. Implantamos o Recinto de Exportação (REDEX) em conjunto com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).
No Saneamento Básico fizemos o Plano Diretor de Esgotos de Rio Claro e implantamos 10 000 ligações de água e esgotos. Rio Claro tem 100% de residências com água encanada e tratada; 99,8% de afastamento de esgotos. Implantamos e pagamos 2 estações de tratamento de esgotos (ETE). Uma delas é considerada a primeira do Brasil que foi inaugurada com apoio da Agência Nacional de Águas. Dobramos a capacidade de armazenamento de água tratada para abastecimento público.
Foram implantados cerca de 400 km de galerias de águas pluviais. Implantamos asfalto em bairros como: Jardim Panorama, Jardim das Paineiras, Jardim Brasília I, Jardim das Flores, parte do São Jorge, São João, São José, Jardim Novo II e Parte do Jardim Novo I, parte do Residencial Mãe Preta, asfalto nas ruas internas do Distrito Industrial, entre outros.
Comecei meu governo com a Ponte do Nosso Teto e Jardim Santa Maria e com a operação “tapa-buracos” na Avenida Rio Claro que estava intransitável. Para isso, reabilitamos, com participação ativa dos servidores municipais a Fábrica de Blocos e Artefatos de Cimento e a Usina Municipal de Asfalto. Reativamos o Quadrado, onde ficam os equipamentos e os trabalhadores vinculados a Secretaria de Obras do Município. Implantamos o café da manhã para os servidores municipais (com café, pão, leite, manteiga e doce).
Implantei muitas praças, mas digo: para cada Praça foi feita uma Escola. A Praça Dalva de Oliveira é simbólica; Praça Irineu Prado; Praça Silvério Scatolin; iniciei a implantação da Praça Luiz Gonzaga de Arruda Campos; Reformei inteiramente o parque do Lago Azul.
Reformei e adeqüei a entrada da Avenida Tancredo Neves (da Rodoviária) que era um verdadeiro brejo, sendo hoje uma das principais entradas da cidade.
Comprei a área e as construções onde está o Centro Administrativo Municipal “João Fina Sobrinho” que pertencia à Elektro. Trata-se da maior área com prédios da Prefeitura em toda a história de Rio Claro (são 70 000 m² de área e cerca de 14 000 m² de construções).
Legalizei a área do Aeroclube de Rio Claro, cerca de 15 alqueires e que atualmente pertence à Prefeitura de Rio Claro.
Comprei e paguei (a Prefeitura depositou os valores em Justiça) uma área de 110 hectares, no Campo do Cocho para construção do Aeroporto Regional de Rio Claro, que possui Projeto pronto e pago.
Mas durante muito tempo existirá o respeito por Rio Claro tendo em vista sua inserção no cenário regional com os Comitês de Bacias Hidrográficas e no cenário internacional com as Redes Mercocidades e URB-AL.
Enfim, esses são alguns pontos para serem lembrados, mas haveria muito mais para exemplificar, entre elas o respeito e o reconhecimento que tenho ao Funcionalismo Público Municipal, gente muito trabalhadora.

O que falta em Rio Claro?
Resposta:- Representatividade política junto aos Governos do Estado e da União. Rio Claro precisaria de continuidade administrativa, numa perspectiva da seriedade e do respeito ao interesse público.

Dê uma característica do povo Rioclarense?
Resposta:- O povo desta cidade é maravilhoso, ama o município é acolhedor, respeitador de suas lideranças, sejam elas boas ou ruins. A generosidade dos rioclarenses, pude confirmar quando me “acusaram” de não ter nascido em Rio Claro. Mesmo assim fui eleito por duas vezes para Administrar Rio Claro. Na reeleição tive cerca de 20% a mais, em relação aos votos que obtive na primeira eleição.

Cite suas preferências:
FILMES: Mais antigos: O Encouraçado Potenkin e Mimi o Metalúrgico. Mais recente: Sociedade dos Poetas Mortos. Atualmente: O Jardineiro Fiel.
LIVROS: Democratizar a Democracia; Crítica a Razão Indolente: Pelo não desperdício das experiências (Ambos do Boaventura de Souza Santos); Más Allá Del Capitalismo Senil; por um siglo XXI no norteamericano ( Samir Amin); Brasil Nunca Mais; A Democracia Participativa em Rio Claro (Publicação do Programa de Gestão Urbana das Nações Unidas, n° 109), entre outros.
PROGRAMAS DE TV: Roda Viva, Biodiversidades e um bom futebol.
TIPO DE MÚSICA: Músicas Brasileiras: Bossa Nova. Músicas de Filmes: orquestradas. Rock: The Beatles e Titãs. Clássicas: Chopin e Bach.
CANTOR: Milton Nascimento, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Djavan.
CANTORA: Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee e Maria Rita.
RÁDIO: Emissoras de Rio Claro; CBN, Rádio USP.
PRATO PREFERIDO NO DIA A DIA: Feijão, arroz, salada, bife e batata frita.
PRATO ESPECIAL: Paella e frutos do mar.
BEBIDA: Água e sucos naturais, o que há de melhor. Mas também gosto de Vinho Tinto e Seco.
PERFUME: Flores Silvestres.
COR: Verde, Azul, Amarelo, Vermelho, Branco e Negro.
FLOR: Flores do Campo.
ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: Minha Gatinha.
CARRO/MOTO: Carro, não sou fissurado e não é meu sonho de consumo. Quero o que posso ter.
VÍCIO: Trabalhar, sempre e quanto possível. Tenho prazer com o trabalho.
PAIXÃO: Pela vida, pela arte e pelas culturas.
NAMORO/CASAMENTO: Sou muito bem casado e tenho uma família maravilhosa.

Talk Fast:

Quem tem ou é?
BOM HUMOR: Antonio Sérgio Pitton, Sérgio Carnevale, Aldo Zotarelli e Palhaço Estrelinha são engraçados, mais ou menos no mesmo nível, respeitadas as diferenças dos cenários da atuação.
ESTILO: Moacir Martins e Ney Paiva fazem rádio e jornal com seriedade, entre muitos outros bons. Mas devo respeitar a importância atual do jornalismo feito pelo Guia Rio Claro da Ênfase.
LIDERANÇA: Centro do Voluntariado e Movimento dos Adolescentes.
TOP OF MIND: A Educação Infantil e o Ensino Fundamental do Município de Rio Claro, bons tempos.
BONDADE: Tenho muito a agradecer aos Doutores Marcos Aurélio Mestrinel, Marcelo Eduardo Ribeiro, Antonio Roberto Stivalli que em conjunto com todos os trabalhadores da Saúde do Município não deixaram faltar atendimento e medicamentos para a população de Rio Claro, durante minhas duas administrações.
IDEALISMO: Silvio Bray, Miguel Sanchez, José Luiz Timoni, Osvaldo Aulino da Silva, Orlando Tomazella, Luis Fernando Quilici, Gustavo Viegas Carneiro, Moacir Marins Júnior (meus sócios recentes).
ESCRITOR: Doutor Ruy Pignataro Fina, Sandra Baldessin, Professora Ivanira Bonh Prado e escritores do Centro Literário de Rio Claro, entre tantos brilhantes.
BELEZA: Minha mulher Cláudia, Minha filha Daniele, Meus filhos Leonardo e Luciano, Meus Netos Larissa e Gabriel.
SENSIBILIDADE: CD SIMPLES - Luciano Filho e Orquestra Filarmônica de Rio Claro;
Tela: São João Batista da Professora Ilara Machado;
Orquidófilos de Rio Claro, entre tantas sensibilidades.
TALENTO: Orquestra Filarmônica; Orquestra Sinfônica; Banda dos Ferroviários de Rio Claro e Artistas do Teatro Rioclarense que trabalham com nossas crianças, idosos e com pessoas que possuem necessidades especiais.
INSUBSTITUÍVEL: Todos os meus amigos que se dedicam á construção da utopia. Todos os que se alimentam de pão e de utopia.
EXEMPLO: O melhor de todos que tenho na vida é o de minha Mãe Leonor Antonia Martins Oliveira de Mauro.
DÁ SORTE: Trabalhar com determinação e amor.
MELHOR AMIGO/A: Os Grupos da Terceira (Melhor) Idade de Rio Claro. Eles sabem respeitar e estimular os amigos.
NOTA 10: O Centro Administrativo Municipal “João Fina Sobrinho” de Rio Claro.
COMPETENTE: Francisco de Mauro Júnior, meu irmão que atualmente trabalha na Prefeitura de Limeira.

QUESTÕES IMPORTANTES:

1) Sr. Cláudio de Mauro sendo político como o Sr. Analisa o momento político atual?
Resposta:- O Brasil está sendo visto como ele é. Tudo o que está sendo mostrado, a partir de Brasília, aparentemente, existe de muito tempo, não é novidade. A apuração de responsabilidades é indispensável, em todos os níveis.
Seria interessante que as mesmas perguntas que as CPIs estão fazendo em Brasília fizessem no Estado de São Paulo e em Rio Claro. Enfim em todos os Estados e Cidades do Brasil.
Será que aqui em Rio Claro, na atual relação entre o Poder Executivo e o Legislativo existem essas “relações perigosas” ? E entre os Poderes Executivo, Legislativo com setores da iniciativa privada, por exemplo, com jornais, quais são as “regras” estabelecidas ?
Quando eu fui Prefeito, providenciei a prisão de um vereador que desejava levar vantagem. Isso serviu de exemplo para que fossem afastados outros riscos. E atualmente como se dão essas relações ?
Tudo vai indo muito bem na Prefeitura e na Câmara ? Quais são os motivos pelos quais a imprensa que era tão agressiva com meu governo municipal ,agora se silencia, como se estivesse tudo correndo muito bem ? Como é que a Prefeitura e a Câmara fazem para pagar os mesmos atos oficiais publicados em mais de um jornal ? Será que alguns setores estão recebendo o chamado “Jabaculê” para “calar a boca” ?
De onde estão vindo os recursos financeiros desse ABCD Bandeirantes ? Essa entidade, existia anteriormente ? Como sobrevivia antes de 2005?
Como a Câmara Municipal de Rio Claro está gastando o dinheiro que corresponde a 7% das receitas de Rio Claro ? Quantos cargos de confiança existem na Câmara e na Prefeitura de Rio Claro ? Todos estão criados por Lei ?
Algum Deputado da Região ou local, foi eleito usando recursos financeiros de “fonte vedada” pela legislação vigente, ou seja, de empresa que deveria ser fiscalizada por ele ?
É indispensável que os Brasileiros fiquem atentos para o atual momento político e não sejam enganados por interesses mesquinhos.

2) Pessoalmente o que tem a dizer sobre o governo Lula?
Podemos dizer que ele(seu governo) foi uma decepção ampla no sentido do não cumprimento de suas metas(plano de governo) e a sua imagem(honestidade, simplicidade) não condizer com os fatos(aviões, excesso de assessores...)?
Resposta:- Mais uma vez, depende do ângulo a partir do qual se observam o governo e os fatos. Por exemplo:
O risco Brasil, o Dólar, a retomada da inflação, a paralisia do País em termos econômicos isso tudo era muito problemático quando o Presidente Lula assumiu.
Atualmente o risco Brasil é Baixo e há perspectiva de investimento do capital externo no Brasil (há confiança no governo); o dólar está em patamar baixo; a inflação está controlada; os juros embora estejam elevados, são mais baixos do que no final do Governo FHC; o balanço comercial está a cada mês alcançando recordes. Enfim a política econômica está atendendo alguns setores produtivos e gera empregos.
Nunca na História do Brasil a Polícia Federal atuou com tanta competência e prendeu tantos colarinhos brancos. Isso é uma novidade, dada pelo Governo Lula. Antes, na quase totalidade, ia para cadeia: pobre e negro. Todos reconhecíamos que essa realidade era uma imensa injustiça.
Tive oportunidade de estar com o Presidente Lula na Reunião da Rede Mercosul no Uruguai, e vi a liderança e o respeito internacional do Presidente. O mesmo tive oportunidade em conjunto com o Ministro Gilberto Gil de verificar na Itália e depois na Espanha.
Na ONU, pela primeira vez o Presidente do Brasil, falando Português, inclui a questão da desnutrição e da fome mundial, nas Agendas das Nações. Portanto, não podemos só focalizar as “coisas” ruins afetas ao Governo.
Precisamos analisar de maneira crítica a obstinação da equipe econômica em fazer superávit primário, em beneficiar o sistema financeiro, em concordar com a sangria no pagamento dos serviços da dívida externa. Enfim, há muita coisa que precisa ser modificada. O País precisa ter melhores condições de investir que gerem produção e emprego, reduzindo a carga tributária.
Quanto aos episódios de Caixa 2 de campanhas eleitorais e o Chamado “Mensalão”, penso que há raízes históricas. Agora, pelo menos estão expostas. É uma grande oportunidade para se “desconstruir” essas relações. Mas, seria bom que não ficassem apenas em Brasília, repito, poderiam ser pesquisados esses assuntos em todos os Estados e Municípios. Inclusive no Estado de São Paulo e em Rio Claro.

3) Diante deste panorama político o que deve acontecer? Qual a sua impressão?
Resposta:- Sou da opinião de que se o Presidente for candidato à Reeleição terá muitas chances de ser reeleito. Terá oportunidade de demonstrar que seu governo tem muitos acertos apesar dos erros. Não podemos considerar que o Governo Lula seja Revolucionário. Talvez não seja nem reformista. Sou da opinião de que o Governo é tímido, para o que precisamos no Brasil. Mas, não há dúvidas de que é muito melhor do que os 8 anos de Fernando Henrique Cardoso. O Presidente Lula até hoje, sofre as conseqüências das privatizações escabrosas feitas no período FHC.

Mensagem final:
Resposta:- Sou da opinião de que os nossos direitos não terminam onde começam os direitos dos outros. Nossos direitos terminam junto com o término dos direitos dos outros. Ou seja, vivemos para construir juntos, o respeito aos nossos direitos. Por isso precisamos buscar:
1) a transformação do poder autoritário típico de nossas ações individuais, de nossas instituições e órgãos, que nos submetem no cotidiano, nos dedicando a construção de um poder em que a autoridade seja exercida de maneira compartilhada:
2) a transformação do Direito que privilegia os déspotas, que enaltece os fortes, os poderosos, os dominadores para promover a construção de um Direito Democrático, exercido e gerido como o poder da autoridade compartilhada;
3) A transformação do conhecimento, que existe para estabelecer a regulação, o controle, pela construção do conhecimento que é emancipador, libertador.
Pelos caminhos democráticos propostos, ou seja, pela democracia sem fim, contribuiremos para a emancipação da humanidade da alienação economicista, reduzindo a herança de polarização que prevalece nas escalas local e mundial.
O presente é o construtor do que está por vir. O futuro está em nossas mãos, depende dos compromissos e ações no presente.

Dicas da Profissão:
Resposta:- O bom profissional da Geografia tem que ser dedicado a leitura, a viagem, a atualização constante e contínua. Precisa se esforçar para aprender com a integração dos saberes. Buscar aplicar nas práticas, aqueles conhecimentos transmitidos na Faculdade. Em meu entendimento, fazer estágio é indispensável.

Site: www.claudiodimauro.com.br
Resposta:claudiodemauro@pop.com.br
Telefone Residencial que nunca tirei do catálogo telefônico 3534-7951




Desenvolvimento: Francisco Arisa / Rodrigo Luiz Buzatto

Design Gráfico: Allta Comunicação


Os conteúdos podem ser divulgados, desde que citadas as fontes. Fale com o editor e Anuncie contato@visiterioclaro.com.br
Visite Rio Claro 2005 - 2013. Todos os direitos reservados.

http://www.advantachart.com/pics/luminox-qk41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vx43.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qv91.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zt65.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-pe07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uh72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ap31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tb44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vm42.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zx16.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nf20.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mm30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rd31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rc87.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vu69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hk51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bi51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vv52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yx69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jy34.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dy32.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xn83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bi02.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tu10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xn96.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vl25.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xr69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gv39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iy68.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ui67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ss31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ng78.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uc25.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ii33.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-km98.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-wo83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mh58.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-eq81.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bz51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fr72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kd82.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lz60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gc56.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ll95.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zd94.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kz84.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yp75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ho36.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ze73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rf57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hc07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-an42.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-my76.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ms57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qd68.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hv52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uh03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zx28.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-by30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ih99.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fi91.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-pj04.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zp41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zk18.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jw03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bx73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xq67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-el30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hw08.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ro77.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tj45.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-av82.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-og92.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ck39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gt10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-co41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ki67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ld83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qj03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ce52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lv94.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-on60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tr44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nt44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dn73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ni40.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vq64.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gw47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uz88.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-il60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yg07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ll07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-cp85.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kh13.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iw79.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xi52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xi46.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bp66.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rj65.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fr39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yt63.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lf17.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qu35.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-we83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dz29.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-cj47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fo59.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ay67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qa93.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ve71.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ih63.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aa04.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dm61.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uk75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bj10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vw57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vk14.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hl10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zv64.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gu51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ka78.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xj72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nb14.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-he11.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jq84.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aw47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aa75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ux43.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ms56.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zq36.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yg73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iq86.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-um87.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rv16.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yf71.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zk24.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-df79.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ln41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-la53.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lj35.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rc21.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mm77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fl80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pi09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-na72.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wc77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vy32.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bz09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fk51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-oq71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uf38.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ak48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xm67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fv53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-up64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lb84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lg66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pp77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cb46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bv13.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zh07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-om20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-re49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mg13.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qs83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-am27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cc05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xc89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xa86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dg28.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hr70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ub93.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uw26.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fs57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ru07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qs18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-od45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bg95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lh94.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mb70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-de30.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fp29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fd35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zn06.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gi00.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-om12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lg68.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-af96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-up84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ap99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fi45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bx15.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bp56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rg89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gv25.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hw50.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ii85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nc89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba16.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pk42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-oi76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fc67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lc21.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-aq61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dp61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-au58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mc90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pj60.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cu46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-db48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dk03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ss61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qm09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zm87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ly34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-tv05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rg24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zo47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xw80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-or05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rs87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cv03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ja42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qh74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bh12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-in16.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ta49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-je36.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-av18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ge09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lz43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jz71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kk18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jc31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fk99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nq56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ps11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vg98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cz69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qj54.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jo96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hf87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sx37.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mw65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qd52.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qk73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yr97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-np43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-db30.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gr36.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kd78.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yx84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zx95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zo84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ll37.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-py27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yl64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ie20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vq20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-of86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vk75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dh11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eg00.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nc71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cz64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ya39.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uo04.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xy34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-do82.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-si14.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mj11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lf95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sg50.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vb22.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xd88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hl17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pz98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-on19.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-li56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-af73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-to46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-po11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ea23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ht26.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bs49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wo86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pa97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rt88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bl80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yd69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-iu83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yc58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uo40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rc70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ww14.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bc73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jy41.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mp66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-et34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gd06.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ie07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jp23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ar35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cn46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hn81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mq44.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bk23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dp02.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ah09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yg99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yq04.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dz29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mv74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ao79.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pp20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rw94.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-it87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-df24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jw87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kg88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gd40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vv53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ic12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pq52.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-js08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nx55.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qw98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-de27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-du97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kz43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mk48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gv96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cn79.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cs03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pi51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-he96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qf66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kn96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yc44.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kw96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gf71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dy02.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ho10.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dq71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ow47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fj27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-if24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jd81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-un53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-co35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hg85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ws57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ui49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xl75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eb63.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rk91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pw12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ss74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eq91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gj71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ge96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lo08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sc51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ai75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kn60.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wm29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sl08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mo83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qc63.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rs45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nf88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-re20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw01.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ws17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ix91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uk85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-su42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uh83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xg69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ek05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fj69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eg31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sy27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ns61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-od77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kk65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-si90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uj97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lo46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dz65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xi81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ow81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wh58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dq80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pj53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lj39.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dt20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ip99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kb98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lc82.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wc40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-as05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ep57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jh77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jr88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-tw47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vj54.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hf68.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-sx16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hr46.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rz07.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rr92.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-bl61.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-of45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl69.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-cy66.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lo00.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ld25.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ua77.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ra27.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kn20.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ni80.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lc54.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ri61.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-gn07.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pr67.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-eh18.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-xm06.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hs67.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ns91.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fy45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ql86.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ky70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lm49.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-yp30.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-jr11.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ya05.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-tq24.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-bw31.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mv65.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-uk16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-zm78.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-wm43.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-nr71.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl66.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-he43.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ug02.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-la60.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qz27.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-se53.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-nk34.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pr58.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl91.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-vl47.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ic16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ay85.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-sa81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-am81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-dh70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-yh15.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-cj08.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pb34.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rb70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fi65.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-av26.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rc47.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hr45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mz40.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qw81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pn96.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ns18.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ey39.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ff69.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ah92.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ex68.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-zc01.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qv89.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-jk86.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lf96.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mt88.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-oh09.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-xa70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-wl09.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fe49.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ri03.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fb86.html