Visite Rio Claro

Entrevista: Ilara Luz Machado

Data da Entrevista: março/2006
Profissão: Artista Plástica

Esta entrevista foi concedida em março de 2006 quando nós (Fabiola Deiusti Custódio e Andrea Ignatti - fãs da D. Ilara e Sulamita Ramos do Rego Deiusti - ex-aluna) visitamos a famosa Artista Plástica Ilara Luz Machado que muito atenciosa nos recebeu em seu casarão.

D. Ilara sempre foi muito querida e admirada por todos os que tiveram o privilégio de conhecê-la, ela faleceu no dia 14 de agosto de 2007 aos 85 anos e deixou uma vasta obra premiada. Como boa professora que sempre foi, deixou famosos alunos (Ronaldo Ceribelli, Marcel Ohlmeyer, Linaura Pedrosa, Sandra Negrão, Sulamita Deiusti entre outros destaques das telas) e muitos ensinamentos...

Teve uma vida de muito talento, deixou o mundo muito melhor e mais colorido do que o encontrou e muitas saudades.

Nome: Meu nome era Ilara Machado Luz, porque meu pai era Machado Luz. Acontece que o Vitorino era Vitorino Figueiredo Machado. Então, o que eu falei? Vamos encurtar tudo isso: eu fiquei Ilara Luz Machado, tirei o meu, pus o dele.

Data de nascimento: 2 de Abril de 1922
Cidade Natal:Rio Claro
Signo: Áries
Altura:1,66m
Nome do pai:Sebastião Machado Luz
Nome da mãe:Elisa França Machado
Estado Civil:Viúva / Vitorino Figueiredo Machado
Religião: Cristã

Escolaridade: Faculdade, quando prestei o concurso para o ensino secundário, em 1949, eram 170 candidatos, muito difícil. Eu lecionava no Bilac, no Koelle e no Alem também. E, graças a Deus, eu tirei o 7º. lugar entre os 170 candidatos. Então quer dizer que eu não estava precisando muito da faculdade com o conhecimento que eu já tinha. Fiquei contente. Escolhi Limeira; depois de um ano, eu vim para Rio Claro, onde fiquei até o fim da minha carreira. E foi então quando o Vitorino (marido) sugeriu que eu fizesse Belas Artes em Campinas. Eu fui. Acontece que, quando o Dr. Perin foi prefeito ele queria que eu fosse a diretora do Museu. E o Vitorino dizia que eu deveria fazer o que fosse da minha vontade, e que ele não iria interferir de modo algum. E eu fui. O que seria 1 ano acabou sendo 20 anos. Esse museu era de uma rede de museus criada na época de Jânio Quadros. Foram criados com o nome de Museus Histórico-Pedagógicos, com a finalidade de preservar o histórico das cidades, que estavam sumindo! Então, olha que trabalho: para preservar a história e também a pedagogia, tudo isso, ele criou esses museus. Parece que a gente está predestinada a certas coisas. O Vitorino trabalhou 40 anos no magistério. Não precisamos comentar o que foi o Vitorino como professor e como pessoa.

Profissão: Professora. Minha carreira profissional foi muito boa, foi assim uma troca, uma troca de sentimentos, de características, de qualidades. Eu gostava muito de lecionar e tinha muitos bons alunos. E eu digo que a gente vivia numa felicidade comum. E, depois que eu acabei o meu curso, continuei um pouco ainda na direção do museu, sempre com o atelier aberto, sempre com encomendas de quadros, principalmente de retratos. E eu não posso absolutamente me queixar da minha vida, me queixar das coisas que eu tive. Até hoje, eu vivo no sonho da beleza, da pintura, e aquela gostosura de transmitir para os outros aquilo que eu sei. Recebia sempre muitas cartas de alunos falando das coisas que faziam, como aproveitavam. Eu fico muito contente. Achei que dei um pouquinho daquilo que eu podia dar. Agora, quanto à minha arte em particular, eu sempre busquei muito retratos, principalmente retrato do natural, pose do natural. Eu tenho retratos hoje do Marechal Rondon, no Serviço Nacional de Proteção ao Índio, no Rio de Janeiro. E de José Bonifácio Andrada e Silva que foi, se não me engano, a primeira pessoa que se preocupou em fazer amizade entre os índios e os brancos. Eu tenho retratos na Biblioteca Nacional do Exército, na Praia Vermelha, retratos de dois militares célebres, Dionísio Cerqueira, e Fragoso. Eles inauguraram a nova Biblioteca da Praia Vermelha. No Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, eu tenho o retrato de um senhor chamado Albert MacMillan; ele fez o levantamento aero-fotogométrico para traçar Brasília, e esteve aqui em Rio Claro em 1954, quando houve uma exposição grande, vindo muita gente de fora também. Tenho retratos em Canoas, no Rio Grande do Sul, em São Paulo. Fora do Brasil, eu tenho no Texas, em Dallas; na Suíça; em Portugal; na França; na Espanha; em Manágua, na Nicarágua, onde estiveram muitos cônsules, e compraram vários quadros. E quem me levou daqui para lá --- e eu devo isso a ele, e foram duas vezes --- foi José Carlos Chagas. Isso eu devo a ele mesmo, que me levou para lá porque quis. Eu fico muito contente quando, às vezes, vem uma pessoa aqui, à minha porta, vindo pedir mais um retrato. Eu acho isso uma coisa muito boa.

Fale sobre o seu trabalho...
Eu sou professora secundária, professora do Estado, aposentada, fui também diretora do Museu Histórico durante 20 anos, também tomei conta da Pinacoteca desde a fundação por 25 anos. Professora de Educação Artística. Por conta própria, eu tenho um atelier que sempre foi muito procurado, e ficou conhecido. Não sou autodidata, mas os alunos acharam que eu tinha alguma coisa para transmitir. E eu dou aula no atelier há 65 anos. E eu ainda continuo dando aula. Tenho meus alunos, e alguns vêm de fora, vêm de São Paulo, vêm de Limeira, que se dão ao trabalho de sair de lá para vir aqui. Tenho alunos com mais de treze anos comigo.

O que acha fundamental para ser um bom profissional?
Que a gente ame o que faz e tenha dedicação ao trabalho, para aprender cada vez mais.

Você acredita que o Brasil é o País do futuro?
Acredito, sim. Não é ufanismo. Porque o Brasil tem tudo, tudo, tudo que os outros países já dissecaram ou que a própria natureza já dissecou. O Brasil está rindo, vamos dizer assim, de possibilidades. Agora, é preciso que o brasileiro tenha cuidado, tenha cabeça e não destrua antes do tempo aquilo que está tão bonito e tão útil, principalmente a água e o verde.

O que queria ser quando era criança?
Eu não tinha assim uma direção certa quando eu era menina. Agora, desde pequena, desde o grupo escolar, eu rabiscava coisinhas, que as pessoas queriam que eu desenhasse no caderno delas. E foi assim até o curso normal. Em casa, pintar, desenhar, era tudo muito comum, todo mundo fazia um pouco, de uma maneira ou de outra; então, para nós, aquilo era um “arroz-com-feijão”. Papai tinha um desenho espontâneo muito bonito, ele gostava muito de desenhar figuras em movimento. E mamãe tinha um irmão que era um caricaturista extraordinário. Lá no Horto Florestal (atual Floresta Estadual) existe um monte de caricaturas feitas por ele, de pessoas que fizeram parte do movimento do Horto. Depois que eu casei, Vitorino era muito sensível, muito carinhoso. E cada pessoa que vinha aqui, se eu estava desenhando uma folhinha, ele chamava para ver “olha o que a minha senhora fez!” O elogio estimula muito a gente. É uma coisa natural. O espírito humano precisa desse elogio para ter forças para continuar e fazer e progredir. Eu acho que foi por causa disso que eu continuei pintando até agora.

Exemplos de profissionais que a motivam:
Quando eu comecei a ver o que os outros faziam, eu me admirava com todos. Mas eu sempre fui apaixonada por Rembrandt; é um tipo de pintura que eu gosto, porque ele faz aparecer de um fundo escuro uma figura linda; lá naquele escuro todo, está cheio de personagens e de coisas, e que a gente deduz a beleza de tudo aquilo que está escondido pelo que ele demonstrou na figura projetada na luz. Ele joga aquelas figuras na luz que impressionam a gente. Eu gosto muito dele. Mas não é só dele que eu gosto. Eu sou apaixonada por uma porção de gente boa, maravilhosa. Raphael, que deixa a gente entusiasmada. Da Vinci, que cada vez mais é respeitado, reconhecido, procurado. Enfim, há muita coisa dentro de cada personagem para a gente admirar.

Exemplos pessoais que o inspiram:
Meu ídolo maior é Jesus, porque a gente sente que ele veio para cá para ensinar o que é o amor, que é só através do amor que a gente vai para a frente. Não é só um idealismo, a gente sente a verdade dessas coisas. Porque, cada vez que você está fazendo uma coisa errada, você está levando tudo para baixo. Cada vez que você dá um passo significativo para a frente, você sente que aquilo produz um efeito.

Quando eu era pequenininha, o papai tinha mania de transmitir Filosofia. Então, ele começava a falar e a gente, que era pequenininha, ficava torcendo para que aparecesse alguém para conversar com papai, pra gente escapar. Porque ele falava, falava, e ficava bravo quando a gente saía de perto. Mas ele falava certas coisas que só agora a gente compreende. Ele falava que a vida da gente é toda ela equilibrada por duas forças, a força positiva e a força negativa. Ele dizia que a força negativa --- pensem bem nisso --- ela é espontânea, não precisa você procurar, ela está sempre assediando a gente. Uma coisinha, por exemplo: alguém diz pra você: “não coma chocolate porque engorda”; ah, é só um pedacinho, ninguém viu mesmo... Toda força negativa destrói. Agora, a força positiva. Toda força positiva você precisa procurar. E é a força positiva que constrói. Sua mãe pede uma rosa para você, mas tem uma escadaria longa, e você diz “eu não vou buscar, muito sol, muito calor, muito alto, eu não vou”. Aí, você pensa... coitada, ela quer tanto uma rosa!... Você faz o sacrifício e vai buscar; pega a rosa e entrega. Você sente uma coisa gostosa!... Aquela satisfação... Outro exemplo: você recebe um questionário e tem que entregar amanhã, é sua lição de casa. Você pensa: “ah, amanhã eu copio.” Se você não entrega, não tem nota. E, mesmo que você consiga copiar, não é uma coisa que você assimilou. Então, a vida é inteirinha assim. Outra coisa que o meu pai dizia, por exemplo: “Minha filha, procure nunca julgar ninguém, não queira ser juiz de ninguém. Porque toda moeda tem duas faces.” Imagine assim que, num júri, um homem estava sendo julgado, naquela época imperial, porque tinha matado um sujeito. Aí entrou uma pessoa lá que tinha visto e disse que ele havia matado porque o outro estava querendo esganar uma criança. Então mudou completamente a história. Bom, então meu ídolo pessoal é Jesus porque ele veio naquela humildade dele, tão humilde, mas a gente sente que ele foi mandado, porque sofrer o que ele sofreu, com aquela fibra dele. Ele conseguiu suportar porque tinha a necessidade de transmitir uma idéia. Fora isso, eu acho que existem pessoas extraordinárias e que cada uma delas vem e traz uma verdade para a gente.

Eu tenho uma maneira de pensar que eu não sei se é errado ou certo, mas eu tenho a impressão de que não é só essa terra que é habitada. Eu até assisti a um filme muito interessante em que um pai e uma menina conversavam na escadinha, na sacada da cozinha que sai para o quintal. Estavam os dois sentadinhos ali, a mãe tinha morrido fazia já um tempo, a menina tinha uns catorze anos. Ele gostava muito de Astronomia e a menina também. Ele olha para o céu, ela também olha para o céu e diz assim: “Pai, será que existem outras vidas nesse mundo enorme que tem aqui?...” O céu cheio de estrelas, ele olha, suspira fundo e diz assim: “Se não existisse, minha filha, que desperdício de espaço!!!...”

Prioridade da sua vida:
A prioridade da minha é que Deus me permita que eu vá assim até o fim. Com a cabeça em ordem, podendo me sustentar sozinha, ajudando meu filho e quem precisar de mim. E procurar cada vez mais evitar abrir a boca para dizer uma tolice, para acusar... Quem somos nós, não é? Cada pessoa tem a sua verdade. Eu vou com medo de ofender, de levar uma idéia errada. E eu tenho uma coisa de professora mesmo: quando uma pessoa faz alguma coisa errada, eu dou um jeitinho de mostrar como é que é o certo. Eu acho que a gente está aqui de passagem e para aprender.

Frase que mais gosta: “Aproveita a vida, pois é mais tarde do que pensas.” Eu li uma vez, não é minha, não.

Maior alegria da vida? Meu filho.

O que acha da educação das pessoas hoje em dia?
A educação da pessoa hoje depende exclusivamente do meio e da evolução das coisas. Ninguém pode mais educar como antigamente. Antigamente, por exemplo, se você visse um rapaz na rua e não o conhecesse, a pessoa que estivesse com você diria de qual família ele era; então, você já podia saber a educação, os conhecimentos etc. Hoje, a criancinha, com um ano e meio, ou dois, já vai para a escolinha, para o maternal, já tem os seus amiguinhos, já precisa ir na festinha de aniversário, já freqüenta piscininha, e televisão em cima, aquela coisa. Quer dizer que foge à possibilidade dos pais educar a criança. A criança hoje é o fruto de um meio, e de um meio que não seleciona o bem do mal. Eu acho que o grande mal da vida de hoje é a tecnologia ter-se expandido de uma maneira espantosa e a moral não. Esse desequilíbrio vai acabar com o mundo. Hoje, o sujeito está vendo que pode fazer um carro andar com energia solar, que não gasta um vintém. Mas, se alguém se atrever sair por aí com um carro assim, que não gasta nem um tostão, alguém que usa a gasolina vem aqui, procura saber quem é, paga, e compra aquilo que ele pensa que inventou etc. E tira de circulação. E acaba o mundo inteiro sendo prejudicado por causa da ganância.

Pessoas que marcaram sua vida, sua escolha profissional:
Eu tive um ótimo professor na minha vida, que foi o meu marido. Vitorino era um anjo em pessoa, em dignidade, em respeitabilidade. Nunca brigamos. O Vitorino era uma pessoa como um anjo de asas abertas, sempre foi assim. E ele me ensinou muita coisa, me ensinou milhões de coisas!

A família influencia na escolha profissional?
Muitas vezes, sim. É bom que não o fizesse. Nós fizemos, por exemplo, uma coisa com o Junior (filho) que me doeu muito, mas precisamos fazer. Ele estava estudando, já estava no fim do colégio, e formaram um grupo musical, cada um tocava uma coisa, um instrumento. Ele adorava música. O Junior é uma pessoa que nunca aprendeu nenhum instrumento e toca qualquer instrumento que você ponha na mão dele. Uma vez eu estava sentada ao piano, e eu não sei tocar; era aquele tempo em que toda menina precisava estudar piano. E eu sabia aquelas coisinhas, o “ABC”. Eu estava lá tocando uma musiquinha de Zequinha de Abreu, que era do meu tempo de menina, de mocinha. E eu estava lá querendo tirar um acordezinho, e o Junior era menino, brincava, ficava no chão; veio correndo, sentou na banqueta e disse que ia ensinar como tocar. E ele tem uma coisa: a mão esquerda dele é linda para ele tocar, é a coisa mais difícil; porque na mão direita você toca a melodia e sai; mas a mão esquerda, para fazer um acompanhamento, é muito difícil. Ele toca que é uma coisa linda. Eu disse: “Junior, quem ensinou você a tocar isso?” E ele: “Ah, mãe, você toca isso aí toda hora!” Mas eu nunca toquei aquela música inteira. Ele toca qualquer coisa.

Filosofia de Vida: É aprender sempre. E transmitir o que puder.

Qual é o seu lugar preferido para passar as férias?
Eu estando quietinha no meu lugar, junto com as minhas tintas, com a minha gente. Eu não tenho grandes vontades de grandes mares, navios, e montanhas...

Do que tem saudades?
Do meu marido. Ele era muito bom, muito companheiro.

Se pudesse viver em uma década, qual seria?
Fim de 1800. O Vitorino era uma pessoa que parecia que a gente tinha tirado dali, das histórias; parecia daquele tempo dos punhos de renda, de cumprimentar com os pés juntos. Ele era de uma delicadeza, de uma atenção! Eu tenho impressão que, se eu me colocasse dentro daquela época, eu ia ser feliz.

O que gostaria de mudar na sua personalidade?
Gostaria de ser mais extrovertida.

É a favor do quê? E contra o quê?
Sou contra tudo o que é negativo, em todos os sentidos. E vice-versa.

Se fosse político, o que faria por Rio Claro?
Exigiria honestidade de todas as pessoas que dirigissem Rio Claro.

Filme preferido: Filmes históricos, biográficos; não gosto de violência, ficção...

Música preferida:Clássica. Gosto de Chopin.

Bebida: Água

Cor: Para a gente que pinta, assim, todas as cores são lindas dependendo da aplicação.

Flor: Rosa

Animal de Estimação:Cachorro, o Fuego (boxer)

Paixão: Eu nunca fui uma pessoa muito apaixonada nem para o riso nem para o choro. Eu sou muito equilibrada. Às vezes eu fico admirada com pessoas que gostam muito de uma coisa, felizes, contentes. E outras que, quando vêem uma coisa triste, choram, choram, choram. Mas eu não sou assim, não.

Mensagem final: Aquela mesma: “aproveita a vida, porque é mais tarde do que pensas.” Como aquela: “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.”

Saiba mais:




Desenvolvimento: Francisco Arisa / Rodrigo Luiz Buzatto

Design Gráfico: Allta Comunicação


Os conteúdos podem ser divulgados, desde que citadas as fontes. Fale com o editor e Anuncie contato@visiterioclaro.com.br
Visite Rio Claro 2005 - 2013. Todos os direitos reservados.

http://www.advantachart.com/pics/luminox-qk41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vx43.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qv91.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zt65.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-pe07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uh72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ap31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tb44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vm42.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zx16.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nf20.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mm30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rd31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rc87.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vu69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hk51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bi51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vv52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yx69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jy34.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dy32.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xn83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bi02.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tu10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xn96.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vl25.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xr69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gv39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iy68.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ui67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ss31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ng78.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uc25.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ii33.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-km98.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-wo83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mh58.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-eq81.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bz51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fr72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kd82.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lz60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gc56.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ll95.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zd94.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kz84.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yp75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ho36.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ze73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rf57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hc07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-an42.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-my76.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ms57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qd68.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hv52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uh03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zx28.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-by30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ih99.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fi91.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-pj04.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zp41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zk18.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jw03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bx73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xq67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-el30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hw08.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ro77.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tj45.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-av82.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-og92.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ck39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gt10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-co41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ki67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ld83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qj03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ce52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lv94.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-on60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tr44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nt44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dn73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ni40.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vq64.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gw47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uz88.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-il60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yg07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ll07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-cp85.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kh13.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iw79.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xi52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xi46.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bp66.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rj65.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fr39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yt63.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lf17.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qu35.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-we83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dz29.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-cj47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fo59.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ay67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qa93.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ve71.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ih63.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aa04.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dm61.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uk75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bj10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vw57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vk14.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hl10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zv64.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gu51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ka78.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xj72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nb14.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-he11.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jq84.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aw47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aa75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ux43.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ms56.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zq36.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yg73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iq86.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-um87.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rv16.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yf71.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zk24.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-df79.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ln41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-la53.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lj35.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rc21.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mm77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fl80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pi09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-na72.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wc77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vy32.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bz09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fk51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-oq71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uf38.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ak48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xm67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fv53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-up64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lb84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lg66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pp77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cb46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bv13.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zh07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-om20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-re49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mg13.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qs83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-am27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cc05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xc89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xa86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dg28.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hr70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ub93.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uw26.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fs57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ru07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qs18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-od45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bg95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lh94.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mb70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-de30.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fp29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fd35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zn06.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gi00.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-om12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lg68.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-af96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-up84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ap99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fi45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bx15.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bp56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rg89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gv25.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hw50.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ii85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nc89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba16.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pk42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-oi76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fc67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lc21.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-aq61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dp61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-au58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mc90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pj60.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cu46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-db48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dk03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ss61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qm09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zm87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ly34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-tv05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rg24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zo47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xw80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-or05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rs87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cv03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ja42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qh74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bh12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-in16.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ta49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-je36.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-av18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ge09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lz43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jz71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kk18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jc31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fk99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nq56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ps11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vg98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cz69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qj54.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jo96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hf87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sx37.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mw65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qd52.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qk73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yr97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-np43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-db30.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gr36.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kd78.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yx84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zx95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zo84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ll37.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-py27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yl64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ie20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vq20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-of86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vk75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dh11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eg00.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nc71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cz64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ya39.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uo04.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xy34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-do82.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-si14.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mj11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lf95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sg50.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vb22.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xd88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hl17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pz98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-on19.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-li56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-af73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-to46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-po11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ea23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ht26.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bs49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wo86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pa97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rt88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bl80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yd69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-iu83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yc58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uo40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rc70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ww14.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bc73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jy41.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mp66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-et34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gd06.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ie07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jp23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ar35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cn46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hn81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mq44.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bk23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dp02.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ah09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yg99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yq04.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dz29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mv74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ao79.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pp20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rw94.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-it87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-df24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jw87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kg88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gd40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vv53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ic12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pq52.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-js08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nx55.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qw98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-de27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-du97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kz43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mk48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gv96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cn79.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cs03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pi51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-he96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qf66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kn96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yc44.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kw96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gf71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dy02.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ho10.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dq71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ow47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fj27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-if24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jd81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-un53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-co35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hg85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ws57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ui49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xl75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eb63.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rk91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pw12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ss74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eq91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gj71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ge96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lo08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sc51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ai75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kn60.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wm29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sl08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mo83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qc63.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rs45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nf88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-re20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw01.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ws17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ix91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uk85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-su42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uh83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xg69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ek05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fj69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eg31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sy27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ns61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-od77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kk65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-si90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uj97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lo46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dz65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xi81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ow81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wh58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dq80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pj53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lj39.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dt20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ip99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kb98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lc82.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wc40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-as05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ep57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jh77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jr88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-tw47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vj54.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hf68.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-sx16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hr46.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rz07.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rr92.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-bl61.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-of45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl69.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-cy66.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lo00.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ld25.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ua77.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ra27.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kn20.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ni80.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lc54.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ri61.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-gn07.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pr67.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-eh18.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-xm06.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hs67.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ns91.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fy45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ql86.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ky70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lm49.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-yp30.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-jr11.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ya05.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-tq24.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-bw31.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mv65.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-uk16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-zm78.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-wm43.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-nr71.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl66.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-he43.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ug02.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-la60.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qz27.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-se53.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-nk34.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pr58.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl91.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-vl47.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ic16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ay85.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-sa81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-am81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-dh70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-yh15.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-cj08.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pb34.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rb70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fi65.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-av26.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rc47.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hr45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mz40.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qw81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pn96.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ns18.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ey39.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ff69.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ah92.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ex68.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-zc01.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qv89.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-jk86.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lf96.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mt88.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-oh09.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-xa70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-wl09.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fe49.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ri03.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fb86.html